A jardinagem vertical é um método inovador de ecologização urbana com apenas algumas décadas, mas os jardins verticais faz parte da cultura humana há milênios, como os antigos jardins do Mediterrâneo. Casas cobertas de hera e trellises com rosas de escalada e ervilhas doces são exemplos mais recentes de jardinagem vertical.
Aqui está a diferença
Escaladores naturais e plantas flexíveis que poderiam ser treinadas até uma parede ou arame, enquanto suas raízes permaneceram firmemente no chão, eram os métdos mais comuns de jardins verticais. Agora, o hidroponia e os meios de cultivo sem solo tornaram possível cultivar verticalmente todos os tipos de plantas.
Embora a idéia de greening as cidades é a força motriz por trás dos jardins novos, você pode cultivar plantas ornamentais e vegetais verticalmente se você mora na cidade ou não. Aqui estão algumas boas razões para você cultivar Jardins Verticais.
1. Fornece mais alimentos ocupando menos espaço
Com os Jardins Verticais, há um grande ganho de espaço para o cultivo, Por exemplo, quando algumas plantas como feijões, ervilhas, pepinos e tomates são cultivadas em pólos ou treliças, o espaço entre eles pode ser utilizado para vegetais de folhas que necessitam de menos luz.
Mesmo se você tiver um grande espaço para uma grande horta, as vantagens de cultivar mais alimentos em menos espaço são muitas. As tarefas de jardinagem,a preparação das camas, a lavoura e a rotação do solo são simplificadas. Você ainda economiza as despesas irrigação e pulverização de fertilizantes e pesticidas em uma área maior. O tempo e o esforço gastos na capina podem ser reduzidos..
2. O crescimento vertical aumenta o rendimento
Quando as plantas são treinadas em suportes verticais e permitem crescer para cima, elas produzem mais frutas. Isso tem sido conhecido no caso de árvores espalhadas com crescimento lateral controlado. O rendimento de plantas de tomate é aumentado várias vezes quando são cultivadas como plantas verticais de um único caule com amplo apoio.
O principal motivo para isso é que as folhas adquirem mais luz solar, permitindo-lhes fazer mais alimentos. O crescimento vertical leva as plantas a uma maior atenção em comparação com o crescimento do solo no solo, e também são facilmente podados para manter o vigoroso crescimento ascendente do principal caule frutífero. Morangos, abobrinhas, pepinos e variedades menores de abóboras podem ser cultivados em treliças para um maior rendimento.
3. Dificulta a proliferação de Pragas e Doenças
Além de obter uma boa exposição à luz solar, as plantas cultivadas verticalmente recebem bastante circulação de ar, o que as mantém saudáveis e relativamente livres de doenças. As plantas de tomate são ótimos exemplos. Quando deixado para crescer naturalmente, uma única planta de tomate pode ter crescimento espalhando com rampa profusa que cobre uma área de 4 x 4 pés quadrados. O baixo crescimento e aglomeração de folhas pode resultar em doenças e podridões. E com ervas daninhas crescendo ao redor e folhas e os tomates que se encontram perto do solo, os problemas de pragas também podem ser maiores.
4. Facilita a colheita
As tarefas de colheita são um pesadelo para pessoas que sofrem de artrite e outras condições dolorosas. Ter que curvar-se para escolher o produto praticamente tira a alegria da colheita para alguns. Quando as plantas crescem verticalmente, você pode controlar melhor sua colocação e colocá-las em uma altura onde é mais fácil verificar o produto para o amadurecimento e escolhê-los no momento certo.
Muitos vegetais de raízes como cenouras, rabanetes e nabos podem ser cultivados em bolsas de solo dispostas verticalmente. Os vegetais podem ser simplesmente sacudidos das bolsas do solo quando estão prontas, o que economiza o problema de cavar fora do chão.
Espinafre, alface e outros vegetais de folhas também crescem bem em sistemas verticais.
5. Proteção de animais de estimação e animais selvagens
Se você tem gatos, cachorros e galinhas, você sabe o quão difícil é mantê-los fora de seus jardins. Na verdade, é o solo que querem arranhar e desenterrar, não as plantas, mas não podem resistir ao solo solto e úmido em camas bem feitas. Cultivar plantas do chão é uma boa solução para mantê-los seguros. Quanto aos alpinistas crescendo no chão, você pode apenas se concentrar em proteger suas bases até que elas sejam fortes o suficiente para evitar essa agressão.
Existem muitas plantas ornamentais que são tóxicas ou espinhosas e potencialmente perigosas para animais de estimação. Você pode garantir sua coexistência sem intercorrências, aumentando essas plantas em cestas penduradas bem fora de seu alcance.
6. Espaços de Demarcação
Um arranjo vertical de plantas ornamentais ou treliças cobertas pode ser usado para segregar diferentes áreas do jardim, como cortar jardim, área de entretenimento, área de recreação infantil, etc. Eles podem atuar como telas de privacidade excelentes em torno de piscinas e entre jardas. Dentro da casa também, os divisores de sala de “parede viva” podem ser bastante encantadores com o bônus de refrescar o ar.
Deixe um comentário